
O X1 utiliza uma nova plataforma em que o motor agora é transversal em vez de longitudinal. A altura total cresceu 5,3 centímetros e a largura, em 2,3 cm. O comprimento, porém, diminuiu. Tem agora 4,43 metros, 3,5 centímetros a menos que no carro anterior.
Segundo a BMW, o motorista se senta agora quatro centímetros acima e os passageiros do banco de trás têm 7,4 centímetros a mais de espaço para os joelhos. Os motores 2.0 TwinPower Turbo produzem entre 192 e 231 cavalos. O câmbio é sempre automático de oito velocidades, com aletas para trocas de marcha atrás do volante.
Entre os itens de série do novo X1 estão seis airbags, controles de estabilidade e tração e faróis por LEDs. Os carros trazem também navegador GPS com tela de 6,5 polegadas e BMW ConnectedDrive, que incorpora serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e BMW TeleServices.
Outro serviço do BMW ConnectedDrive é o BMW Remote, que permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo remotamente por aplicativos BMW para os smartphones Android e iOS (iPhone e iPads). O X1 inclui também sensores de estacionamento traseiro e de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, e rodas de liga leve aro 18.