
“O Brasil é o quinto maior mercado das motos BMW no mundo (…) Por esse motivo damos sequência à estratégia de montagem de modelos no País”, afirma o diretor da BMW Motorrad Brasil, Federico Alvarez. Outros seis modelos já são produzidos em Manaus: G 650 GS, F 800 R, F 800 GS, F 800 GS Adventure, R 1200 GS e R 1200 GS Adventure.
A S 1000 RR tem motor de quatro cilindros em linha e 199 cavalos, que recebeu melhorias na geração atual. A motocicleta também perdeu peso (4 kg) com o uso de novos materiais. São 204 kg com tanque cheio. Entre os opcionais há rodas forjadas de alumínio anodizado, 2,4 kg mais leves que as originais. A versão Full traz controle de tração, assistente de troca de marcha, controle de suspensão ativa, pisca-piscas por LEDs, controlador automático de velocidade e manoplas com aquecimento.
A BMW utiliza as instalações da Dafra para montar suas motos em Manaus (AM). A Ducati também segue esse modelo. Nos dois casos a gestão dos negócios no Brasil cabe às próprias marcas. A Dafra também monta hoje motocicletas KTM (veja aqui), mas neste caso a operação pertence à fabricante brasileira. Ela também trouxe as motocicletas MV Agusta e continua fazendo a montagem, mas a companhia italiana assumiu o controle da marca no Brasil.