
O atual presidente do conselho de supervisão, Joachim Milberg, deixará o posto em maio mas continuará a ocupar um dos assentos do comitê, passando também a liderar as iniciativas de responsabilidade social corporativa e de caridade da companhia. As mudanças foram anunciadas na terça-feira, 9, na sede da empresa em Munique, Alemanha, durante reunião do comitê de nomeação e acionistas que agregam 25% dos direitos de voto do Grupo BMW.
O futuro presidente do conselho de administração (chairman), Harald Krüger tem 49 anos e iniciou sua carreira na empresa em 1992, logo após se formar em engenharia mecânica. O executivo é membro do conselho gestor da companhia desde 2008, quando ingressou no comitê como responsável por recursos humanos. Em junho de 2012 passou a responder pelo pós-vendas e pelas outras marcas do grupo, Mini, Rolls-Royce e Motorrad. Desde 1º de abril de 2013, Krüger responde pelos temas de produção da BMW.
Robert Reithofer, 58 anos, está no Grupo BMW desde 1987 e em 2000 ingressou no conselho de administração como responsável por produção e, em 2006, tornou-se chairman e CEO da empresa. Reithofer comandou a expansão do portfólio de produtos e serviços da BMW, com aumento das vendas internacionais e implantação de fábricas em outros países, incluindo o Brasil. Também sob sua gestão o grupo adotou sua estratégia para a eletromobilidade, com o lançamento da marca BMW i de carros elétricos.
“Durante sua gestão como chairman do conselho de administração, Reithofer puxou o desempenho do Grupo BMW para novas alturas, ampliando a liderança da companhia no segmento premium, e ao mesmo tempo deu os passos necessários para assegurar que a empresa esteja estrategicamente preparada para o futuro”, disse Joachim Milberg, que segue no comando do conselho de supervisão até maio próximo.
NOVO MEMBRO DO CONSELHO
Na mesma reunião da terça-feira, o comitê de supervisão escolheu um novo membro para o conselho de administração. Klaus Fröhlich, 54 anos e desde 1987 no Grupo BMW, assumirá o assento com responsabilidade pelo desenvolvimento de produtos, em substituição a Herbet Diess, que deixou a companhia. Fröhlich já ocupou diversas funções executivas no grupo. Mais recentemente, era diretor da linha de veículos pequenos e médios da BMW.