
A BMW Motorrad vai começar a usar óculos de realidade aumentada na fábrica de Manaus. O objetivo é aprimorar o treinamento e fornecer apoio remoto para seus colaboradores na produção de motos.
Os óculos permitem que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala. Desta forma, segundo a marca alemã, permite que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados. Além disso, os treinamentos podem ser feitos sem um modelo real, antecipando futuros projetos.
O uso da tecnologia também facilita o apoio remoto, em tempo real e mútuo, na resolução de problemas e dúvidas sobre produção, diretamente com suporte do time da Alemanha. A BMW diz que a realidade aumentada faz com que os processos ocorram de maneira mais fácil, interativa e em menor tempo.
Digitalização de processos na produção de motos
A fábrica de Manaus é a única que produz motocicletas da marca fora da Alemanha. Os oito modelos montados na capital amazonense serão beneficiados por essa tecnologia. São eles: BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.
O projeto ainda está em fase de implementação, mas o BMW Group diz que “espera antecipar demandas e seguir com os planos globais de iFactory, ancorados nos pilares de digitalização, meio ambiente e efetividade”.
Segundo a empresa, o treinamento para produção de novos modelos e processos locais por meio de realidade aumentada deve se integrar à programação da fábrica a partir de novembro deste ano.
