
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou limite de crédito no valor total de R$ 500 milhões para apoiar o plano de investimento da Toyota no país.
Os recursos, segundo o banco, vão custear a compra de máquinas, equipamentos e contratação de serviços para aplicação em novos projetos atrelados a veículos híbridos flex na fábrica de Sorocaba (SP).
“A atuação do BNDES é fundamental para acelerar a difusão de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos da indústria 4.0 no Brasil. Ao apoiar investimentos como o da Toyota, estamos contribuindo para viabilizar o desenvolvimento de novos projetos e fortalecer a base nacional de fornecedores”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O financiamento, ainda segundo a instituição financeira, também contribuirá com a retomada da fábrica de Porto Feliz (SP), atingida por fortes chuvas e ventos intensos em setembro de 2025.
Recursos também serão aplicados em Porto Feliz
Um forte vendaval destruiu o teto da fábrica de motores da Toyota no ano passado. Cerca de 30 funcionários tiveram ferimentos leves após serem atingidos por destroços do telhado da linha de montagem.
A planta é responsável pela produção de motores para a linha Toyota no Brasil. Além de conjuntos para a gama Yaris, passou a fabricar os motores dos atuais Corolla e Corolla Cross.
A capacidade da planta é de 174 mil unidades por ano. Em 2023, a linha de montagem atingiu a marca de 1 milhão de motores produzidos.
Enquanto os funcionários da Toyota voltaram às atividades em Indaiatuba e Sorocaba, os trabalhadores de Porto Feliz seguem em layoff sem prazo de retorno.
A Toyota vai investir no país até 2030 cerca de R$ 11 bilhões, os quais serão aplicados no desenvolvimento de novos modelos e também na expansão da fábrica de Sorocaba.
