
A BorgWarner concluiu a aquisição da divisão de sistemas de tração do Haldex Group. O negócio, que teve início em dezembro com a assinatura de contrato de intenção de compra, foi efetivado por US$ 205 milhões, envolvendo plantas na Suécia, Hungria e México.
A iniciativa permite à BorgWarner expandir o portfólio ao segmento de sistemas de transmissão, absorvendo o expertise da sueca Haldex Traction Systems na área de 4×4 para atender clientes como Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Lamborghini, Bugatti, Volvo, Land Rover, Saab e General Motors. A nova empresa do grupo possui uma expressiva base de produção na Europa.
No Brasil, onde a BorgWarner é conhecida pelos turbos destinados principalmente ao mercado de veículos pesados, o presidente Arnaldo Iezzi Jr. avaliava, em meados de 2010, projeto para construir uma fábrica para caixas de transmissão 4×4. Na época, ele analisava a lista exceções na importação de autopeças, quando Anfavea e Sindipeças discutiam a redução no desconto de 40% para compra de componentes no Exterior. Com a aquisição da Haldex Traction seus planos devem ser atualizados. A conferir.
Foto: Arnaldo Iezzi Jr., presidente da BorgWarner no Brasil.