As correias dentadas ainda equipam cerca de 80% dos motores de veículos leves na América do Sul, de acordo com pesquisa da companhia. Mas, de acordo com Joel Fardool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Morse TEC, “muitas montadoras estão reconhecendo as vantagens e trocando as correias pelas correntes”.
Segundo o executivo, a expectativa é de que na América do Sul a demanda pela corrente de sincronismo cresça dos atuais 18% para 55% até 2019.
As operações da BorgWarner na América do Sul estão centralizadas no Brasil, onde produz turbos para veículos pesados e leves, além de embreagens viscosas que auxiliam no sistema de arrefecimento dos veículos. Com a aquisição recente da Wahler, a BorgWarner passou a ter uma segunda unidade no Brasil, em Piracicaba (SP), onde produz termostatos para veículos leves e pesados. Recentemente a empresa inaugurou seu centro tecnológico no complexo industrial de Itatiba (leia aqui).
Os produtos das divisões Turbo Systems, Thermal Systems, Morse Systems e Emissions Systems instaladas no País são aplicações originais de fábrica utilizadas em mais de 10 montadoras no Brasil e Mercosul.