logo

autopeças

Bosch: 100 milhões de ESP produzidos desde 1995

A Bosch comemora a produção de 100 milhões de ESP no mundo. Obrigatório em diversos países, mas não ainda no Brasil, o programa eletrônico de estabilidade, criado pela própria Bosch, ajuda a evitar derrapagens dos veículos e é fabricado em série pela empresa desde 1995.
Author image

Redação AB

28 mar 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_19307.gif

Segundo Gerhard Steiger, presidente da divisão de controle de sistemas de chassis da Bosch, o ESP tem salvado vidas, além de ser uma importante peça para a implementação dos sistemas de direção autônoma dos veículos. O controle de estabilidade torna a condução mais segura, especialmente em estradas escorregadias ou em casos em que o veículo entra em curvas em alta velocidade.

Segundo a Bosch, depois do cinto de segurança, o ESP – hoje já integrado com o ABS – é o sistema de segurança mais importante nos veículos. Estudos apontam que o equipamento pode evitar até 80% das derrapagens. Análise do German In-depth Accident Study’s, que estuda acidentes na Alemanha, mostra que o ESP ajudou a salvar 540 vidas no país em 2011. Este ano, 60% dos carros que circulam pela Alemanha são equipados com ESP.

OBRIGATORIEDADE

Na Europa, o ESP integrado com o ABS deverá ser de série em todos os veículos novos a partir de novembro de 2014. Atualmente, 78% de todos os automóveis e caminhões recém-produzidos no continente já estão equipados com o sistema de segurança. Nos Estados Unidos, o ESP já é obrigatório para todos os veículos novos de até 4,5 toneladas. A obrigatoriedade também está em vigor na Austrália e em Israel.

No Japão, Coreia do Sul, Rússia e Turquia, a regulamentação está prevista para os próximos anos. No mundo, 55% de todos os automóveis e caminhões leves são equipados com ESP. Mesmo na gigante China quase um quarto dos automóveis novos de passageiros sai das linhas de montagem com o sistema.

De 1995 a 2010, a Bosch produziu 50 milhões de sistemas ESP. Apenas quatro anos depois, este número dobrou. “Desde 2010, temos produzido mais ESP do que ABS”, diz Steiger. A Bosch fabrica o ESP atualmente na Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, China, Índia e Brasil.

EVOLUÇÃO

Desde que o primeiro ESP entrou em produção, em 1995, a Bosch tem aperfeiçoado o sistema. Enquanto a primeira versão pesava 4,3 quilos, a atual nona geração pesa apenas 1,6 quilo. O preço do equipamento também diminuiu. “O ESP é acessível agora para todas as categorias de veículos na Europa”, diz Steiger.