logo

abs

Bosch alcança a marca de 75 milhões de ESP produzidos

Redação AB
Author image

cria

16 abr 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_13757.jpg

A Bosch alcançou a marca de 75 milhões de unidades do sistema ESP desde o início de sua produção, em 1995. O equipamento contribui para elevar a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, onde o programa eletrônico de estabilidade mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade.

O sistema evita acidentes com derrapagem, geralmente com consequências graves. “Após o cinto, o ESP é o sistema de segurança mais importante dos automóveis e tem salvado muitas vidas ao longo dos últimos anos”, afirma Gerhard Steiger, presidente da divisão sistemas de controle de chassi da empresa.

A Bosch desenvolveu o sistema antiderrapagem e, em 1995, tornou-se a primeira empresa no mundo a fabricá-lo em série. “Desde 2010 a Bosch vem produzindo mais unidades do ESP que do ABS”, observa Steiger, comprovando a tendência mundial de elevar a segurança dos automóveis.

ESP TORNA-SE EQUIPAMENTO PADRÃO

As Nações Unidas consideram o ESP uma maneira eficiente de reagir contra o aumento recorrente do número de mortes nas estradas. De acordo com estudos, esse sistema de segurança ativa pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o ESP como equipamento padrão. Na Europa isso já ocorre em todos os novos veículos desde 1º de novembro de 2011.
A partir de novembro de 2014 o equipamento estará em todos os veículos à venda. Atualmente, segundo a Bosch, 72% dos automóveis e veículos comerciais leves registrados recentemente na Europa estão equipados com o ESP. Nos Estados Unidos, o sistema já é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas. Em todo o mundo, 48% dos automóveis de passeio novos e veículos comerciais leves estão equipados com o ESP; na China, aproximadamente 20% dos automóveis novos saem da linha de produção com o sistema.

Desde o início da produção, em 1995, a Bosch realizou melhorias no sistema de segurança ativa, incorporando funções adicionais. Enquanto a primeira versão pesava 4,3 quilos, a versão básica da nona geração tem 1,6 quilo.