logo

Bosch celebra 10 anos de produção de freios ABS

São mais de 6 milhões de unidades feitas no Brasil desde 2007
Author image

Redação AB

17 nov 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Em 2007, a Bosch iniciava no Brasil a produção do sistema antibloqueio de frenagem, que ficou popularmente conhecido como freios ABS. Desde então, foram fabricados cerca de 6 milhões de unidades do equipamento em território nacional. O sistema de segurança tornou-se obrigatório no País apenas em 2014, mas a empresa já havia se adiantado ao oferecer a tecnologia. De acordo com estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, uma vez que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas, permitindo ao motorista controle total do volante a fim de que possa desviar de obstáculos.
A empresa também foi pioneira na produção do programa de estabilidade eletrônica (ESP) no mercado nacional – ou mais comumente conhecido como ESC, controle eletrônico de estabilidade. A linha entrou em operação em 2015 produzindo a tecnologia que ajuda a elevar ainda mais a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, já que o sistema mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade ou um desvio de emergência mantendo a estabilidade do carro.
O ESP é um sistema de segurança ativa que ajuda evitar até 80% os acidentes causados por derrapagens. Pesquisas feitas em diferentes partes do mundo comprovam que o ESP representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa. As Nações Unidas consideram a tecnologia uma das maneiras mais eficientes de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão. No Brasil, que ainda não se decidiu sobre os rumos de segurança para o Rota 2030, a legislação só deve exigir o uso do sistema a partir de 2022 (leia aqui).