logo

Bosch cria escudo digital para proteger motos

Tecnologia gera alertas sobre a aproximação de veículos de 2 rodas
Author image

Redação AB

30 mai 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Bosch desenvolveu um protótipo que possibilita o “diálogo” entre carros e motos a fim de reduzir acidentes. “O sistema permite que se crie uma espécie de escudo digital para os motociclistas”, afirma o membro da direção mundial da Bosch, Dirk Hoheisel.
O desenvolvimento teve a parceria de outras duas empresas de tecnologia e também da fabricante de motos Ducati. O escudo funciona assim: veículos próximos entre si dentro de um raio de centenas de metros trocam informações até dez vezes por segundo sobre a própria posição, a de outros carros e motos, velocidade e direção.
Antes mesmo que os motoristas ou sensores em seus veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação e permite que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia mais defensiva.
Um exemplo de situação perigosa é quando uma moto fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida. A nova tecnologia identifica a condição perigosa, avisa o motociclista ou o motorista ativando um alarme sonoro e também uma luz no painel. Com isso, todos recebem informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidente. O sistema funciona assim: veículos próximos entre si dentro de um raio de centenas de metros trocam informações até dez vezes por segundo sobre a própria posição, a de outros carros e motos, velocidade e direção.
O sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5). Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.
Veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados aos receptores próximos. Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam todos os dados necessários, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo.
Assim, em situações críticas todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar providências antecipadamente. Segundo pesquisa realizada na Europa, a possibilidade de um motociclista morrer em acidente de trânsito é 18 vezes maior que a de um motorista.
Em 2016, dos 30 mil acidentes de moto registrados na Alemanha, 600 foram fatais. O estudo informa que uma das principais razões para essas mortes é que motoristas são negligentes quanto à presença das motos tanto em cruzamentos como ultrapassagens.