logo

Bosch e Mercedes-Benz testam estacionamento autônomo

Projeto piloto é lançado para funcionar em museu de montadora na Alemanha
Author image

Redação AB

24 jul 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Bosch em parceria com a Mercedes-Benz está testando um projeto piloto de estacionamento autônomo do museu da montadora em Stuttgart, na Alemanha (veja vídeo abaixo). Por meio de um aplicativo no smartphone, é possível estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro do veículo.
O serviço, que é mais um marco para a era da direção autônoma, poderá ser experimentado por visitantes do museu a partir de 2018.
“A direção autônoma estará disponível mais rápido do que muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o quanto a tecnologia já está avançada”, afirma o chefe de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz, Michael Hafner. “O uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade muito antes do esperado”, o presidente da divisão de sistema de chassis da Bosch, Gerhard Steiger.
O serviço de estacionamento autônomo foi desenhado a partir da infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch que trabalhou em conjunto com a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores instalados na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado, dessa forma o carro converte os comandos com segurança durante as manobras. Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de comunicação são fornecidas pela Bosch, enquanto a montadora ofereceu o estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as modificações necessárias no software e no sensor.
O lançamento será seguido por uma fase intensiva de testes. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais – autoridade administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de Baden-Württemberg – além de especialistas da TÜV Rheinland, empresa de serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de projetos. O objetivo é avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e do estacionamento autônomo.
A expectativa da Bosch é que as autoridades regulatórias deverão emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível para os clientes, para que eles possam utilizar o serviço já no início de 2018.