
A Bosch está fornecendo chips semicondutores aos fabricantes de veículos elétricos para aplicação em sistemas especiais que desconectam a bateria com segurança em caso de colisão. Os microchips garantem que a bateria de alta tensão seja desconectada automaticamente, para que ninguém envolvido no acidente – passageiros, equipes de resgate e socorristas – entre em contato com os componentes condutores de corrente, evitando o risco de choques em caso de acidentes ocorridos com estes veículos.
Nestes caso, cabos danificados por conta de acidente é motivo de muita preocupação, uma vez que a corrente da bateria pode vazar para a carroceria metálica de um carro híbrido ou elétrico, cujas baterias são projetadas para fornecer tensão de 400 a 800 volts.
Os dispositivos semicondutores fazem parte de um sistema de chave de segurança pirotécnica, que explodem partes inteiras da conexão – desde o cabo à bateria de alta tensão – por meio de mini cargas explosivas, interrompendo de maneira rápida a circulação de energia.
“Nossa tecnologia de semicondutores desempenha um papel fundamental na segurança de veículos híbridos e elétricos”, afirma Jens Fabrowsky, membro da gerência executiva da divisão Automotive Electronics da Bosch.
Os chips semicondutores da Bosch também levam segurança aos airbags: se o sensor do airbag detectar um impacto, os dispositivos – com tamanho de até dez milímetros e pesando apenas alguns gramas – acionam o pyrofuse. Isso desencadeia pequenas explosões que provocam uma cavidade no cabo de alta tensão entre a unidade da bateria e a eletrônica de potência, desconectando as duas – dessa maneira, o fluxo de corrente é cortado, eliminando o risco de choque elétrico ou incêndio.