
No próximo Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha (20 a 27 de setembro), a Bosch vai apresentar uma solução que promete tornar obsoleto os quadros de chaves e possíveis extravios em frotas de caminhões. Travar e destravar portas ou ligar e desligar os veículos são operações que poderão ser feitas pelo motorista, ou pela central remota da empresa transportadora, por meio de um aplicativo de smartphone. É a chave digital.
“Nosso aplicativo Perfectly Keyless faz das chaves convencionais dos veículos algo do passado”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de eletrônicos da Bosch. Segundo a companhia alemã, a solução serve para qualquer tipo de veículo, mas grandes frotistas são os clientes com maior potencial de aproveitamento da tecnologia. A Bosch calcula que existem 15 mil operadores logísticos só na Alemanha que precisam gerenciar no mínimo uma dúzia de veículos e motoristas.
Grandes frotistas ainda guardam as chaves de caminhões em grandes quadros com ganchinhos e qualquer chave perdida dá início a uma improdutiva operação de busca por cópias ou outras soluções. O Bosch propõe digitalizar todas essas chaves em seu aplicativo, que pode ser instalado nos smartphones de motoristas e operadores de carga, que no futuro vão integrar o sistema de gerenciamento e agendamento de fretes.
Assim que uma carga e uma rota são definidas para um determinado caminhão, o operador simplesmente envia uma liberação de chave digital codificada pessoal para o smartphone do motorista. Assim que ele se aproxima do veículo designado, o celular é reconhecido automaticamente por sensores do computador de bordo conectado – que recebe a mesma codificação – e as portas são destravadas. Os sensores também detectam quando o motorista senta à frente do volante para liberar o botão de partida do motor. Ao fim da jornada, quando o caminhoneiro deixa o veículo, as portas são travadas automaticamente.
Nada disso funciona se a chave digital recebida não “casar” com o caminhão definido para ela. Em caso de alguma mudança no agendamento ou na rota, o sistema ajusta as informações automaticamente assim que os novos dados são inseridos no sistema. Se o celular for perdido ou roubado, a chave digital pode ser bloqueada on-line pela central de operações. Mesmo quando a bateria do smartphone ficar sem carga, a chave continuará a funcionar, por meio de comunicação sem-fio de curta distância com o veículo que reconhece o chip do dispositivo.