
“A assistência ao condutor vai passar por um verdadeiro boom nos próximos anos”, diz o membro do conselho administrativo da Bosch, Wolf-Henning Scheider, descrevendo a dinâmica que afeta o setor pelo qual é responsável, como membro do Conselho de Administração da Bosch. “Em 2016, a produção desse item atingirá 10 milhões de unidades”, estima Schneider.
O segmento de assistência ao motorista experimenta um crescimento de dois dígitos na Europa e as fabricantes ampliam o uso de funções auxiliares ao motorista como forma de se destacar das concorrentes. Outro motivador dessa alta será o processo de classificação do Euro NCAP. A partir de 2014, um carro terá de apresentar pelo menos um sistema de assistência desse tipo para obter cinco estrelas. E em 2016, a detecção de pedestres será obrigatória.
Ao dirigir um carro, o ponto de referência mais importante é quase sempre o veículo da frente. Os radares atuais que equipam veículos são capazes de avaliar 20 vezes por segundo e com grande precisão a distância e a velocidade desse veículo que vai à frente. Esses sistemas podem manter automaticamente uma distância escolhida pelo motorista e também é capaz de atuar sobre o freio se for preciso.