
A nova unidade de negócio será administrada dentro do Grupo Roberto Bosch como uma divisão independente nomeada Automotive Steering. “Nós estamos adicionando uma nova e importante área de atuação para o nosso portfólio na forma de tecnologia da direção”, diz Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch.
O negócio expandirá o know how do grupo no segmento de soluções para a mobilidade, com enfoque em sistemas de direção elétrica que visam economia e eficiência. Atualmente, sistemas de direção disponíveis pela empresa oferecem potencial de economia de até 0,8 litros de combustível por cem quilômetros, tecnologia utilizada para assistência ao motorista, direção automática e em veículos elétricos. “A chave para o sucesso no passado era focada em componentes. Hoje, os fabricantes que oferecem aos clientes sistemas inteligentes como soluções integradas em adição ao que já possuem, são os únicos a se beneficiarem do sucesso”, enfatiza Christian Sobottka, nomeado presidente da nova divisão Robert Bosch Automotive Steering.
No quesito pesquisa e desenvolvimento o foco estará no uso de software específico para conectar componentes e criar sistemas completos. Exemplo disso é a solução Servotwin, sistema de direção assistida elétrico-hidráulico desenvolvido ainda no âmbito da joint venture, que torna possível manobrar caminhão (e carreta) pelo smartphone, pronta para produção em série e marca a entrada na eletrificação de direção de veículos comerciais (leia aqui).
Hoje, a Automotive Steering gera cerca de 60% de seus negócios com sistemas de direcção eléctricos, que não é exclusividade de modelos premium: o sistema de direção elétrica compacta foi desenvolvida particularmente para carros mais populares nos mercados asiáticos, dando a clientes de veículos de custo menor os mesmos benefícios e vantagens desses novos produtos.