
O Start Stop Avançado entra em operação quando a velocidade é menor que 20 km/h. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração.
“Abaixo de 20 km/h, o sistema desliga o motor e só o religa quando o pedal da embreagem é acionado, mesmo com o veículo ainda em movimento, caso seja necessário”, explica Borelli.
Segundo a Bosch, em uma situação real de trânsito, a tecnologia reduz até 18% o consumo e emissões de CO2. A empresa informa que o novo equipamento estará disponível na Europa como item de série no início de 2013, mas não revela, porém, qual carro utilizará a tecnologia.
O Start Stop convencional já equipa mais de 5 milhões de automóveis na Europa. Ele permite que o motor se desligue automaticamente quando o carro para com o câmbio em ponto morto, em um semáforo, por exemplo, e o religa quando o motorista aciona a embreagem. Com esse primeiro sistema já é possível reduzir em até 15% o consumo e emissões de CO2. A fabricante de autopeças acredita que esse equipamento de primeira geração seja aplicado em automóveis em cerca de um ano.
EVOLUÇÃO NÃO PARA POR AÍ
A Bosch já desenvolve o Start Stop Coasting, ainda mais avançado, e estima que o item esteja presente em alguns automóveis europeus entre 2014 e 2015. O sistema permitirá que o motor se desligue mesmo em alta velocidade (abaixo de 120 km/h), tirando proveito de situações em que o veículo se move por inércia.
“Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador, o Start Stop Coasting entra em funcionamento, desacoplando a transmissão e desligando o motor”, informa Borelli. Segundo a Bosch, o reinício do funcionamento do motor é imperceptível e basta pressionar o acelerador. A redução de consumo e emissões chegará a 25% com a versão Coasting.