logo

none

Bourg assume presidência executiva da ABLA

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis anunciou João Cláudio Bourg como seu novo presidente executivo. Experiente no setor automotivo, com passagem pela Ford, Fiat, Kia e Grupo Caltabiano, ele vinha trabalhando na Hyundai.
Author image

cria

07 jul 2009

2 minutos de leitura

Bourg terá a missão de dar continuidade ao processo de profissionalização da entidade, tendo como foco a expansão dos negócios do setor e a difusão da cultura de aluguel de automóveis no Brasil.

O presidente do Conselho Nacional da ABLA, José Adriano Donzelli, que vinha acumulando nos últimos meses a presidência executiva, anunciou novos tempos para a associação. “Bourg é um parceiro de longa data e vem para implementar ações que garantirão o futuro de nosso setor”, conclui Donzelli.

Carreira

Engenheiro mecânico com especialização em gestão e negócios, Bourg tem 53 anos. Antes de assumir a presidência da ABLA trabalhou durante quase três décadas na indústria automobilística.

O executivo iniciou a carreira na Ford, onde passou por diversas áreas, de produto a pós-vendas. Na Fiat, onde permaneceu por nove anos, foi diretor de vendas diretas, posição na qual mantinha estreito contato com as locadoras. Atuou ainda pela Kia, Grupo Caltabiano e Hyundai.

ABLA

Fundada em 1977, a ABLA representa nacionalmente a indústria do aluguel de automóveis, um setor que movimentou R$ 3,99 bilhões em 2008, por meio de 1.893 locadoras que ofertaram cerca de 320 mil veículos.

A participação do setor nas vendas da indústria automotiva alcançou 11,4% da produção total. A locação de automóveis atende cerca de 16,2 milhões de usuários, sendo 55% de terceirização de frota, 27% no turismo de lazer e 18% com o turismo de negócios.