
O Brasil desceu uma posição no ranking global de vendas de veículos no primeiro bimestre do ano. O país foi o quinto maior mercado mundial, com 488,5 mil automóveis e comerciais leves e retração de 0,1% sobre o mesmo período de 2011. Em primeiro lugar está a China, seguida pelos Estados Unidos, Japão e Índia, que subiu um degrau com o licenciamento de 569,5 mil veículos, volume 9,6% maior do que o anotado há um ano. Os dados são da Jato Dynamics.
O Japão foi destaque no primeiro bimestre, com a maior expansão entre os dez grandes mercados, de 32,5% para 929,2 mil unidades. A Rússia também deu um salto, de 22,7% para 361,2 mil emplacamentos. Os países europeus continuam em declínio. O mercado francês caiu 17,9%, para 376,6 mil carros. Já o italiano sofreu redução de 19,4%, para 288,9 mil unidades.
Levando em conta apenas o mês de fevereiro, o Brasil aparece na sexta posição do ranking, atrás também da Alemanha por uma diferença de 3,4 mil veículos. No mês, o país apresentou leve retração na comparação anual, com queda de 0,3% para 239,3 mil unidades.
