logo

none

Brasil começa a testar tecido de airbag

O Brasil agora poderá testar a qualidade de tecidos para a fabricação de airbags de veículos. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas investiu R$ 154 mil no primeiro equipamento para teste de permeabilidade ao ar desses tecidos.
Author image

cria

26 mar 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_6390.gif

A partir de 2014 será obrigatória a instalação de airbags em 100% da frota nacional de carros. Com isso, a avaliação da qualidade desse dispositivo é essencial para atender as exigências de leis, portarias e normas internacionais.

O IPT informa que realizará ensaios seguindo a norma ASTM D 6476:2008 – Standard Test Method for Determining Dynamic Air Permeability of Inflatable Restrain Fabric, que prevê a qualidade do tecido e sua capacidade de inflar e desinflar.

O instituto ressalta que a presença do airbag é restrita no país e representa apenas 4% a 4,7% da frota. Tendo em vista a redução expressiva de danos em caso de acidente gerada pelo uso desse equipamento, foi sancionada a Lei nº 11.910, de 18 de março de 2009, que estabelece a obrigatoriedade até 2014.

As definições do uso do airbag estão dispostas na Resolução nº 311, de abril de 2009, juntamente com o cronograma para sua implantação nos carros nacionais e importados. A portaria nº 190 de junho de 2009 estabelece os procedimentos necessários para concessão do código para veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e dispõe sobre os ensaios e avaliações que devem ser realizados no veículo e em seus componentes.

O IPT explica, ainda, que entre os requisitos de um airbag destaca-se a necessidade de tecidos que apresentem alta resistência, estabilidade térmica, boas características de envelhecimento e permeabilidade ao ar. Pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento e avaliação do desempenho dos têxteis técnicos utilizados para essa aplicação, os quais podem ser compostos por um único material têxtil ou por uma combinação de materiais.

O Laboratório de Têxteis e Confecções do IPT será o responsável pelos testes. Além deste ensaio, realiza trabalhos para a indústria automotiva como testes de caracterização e de desempenho de revestimentos têxteis.

Foto: airbag Honda/divulgação

Fonte: IPT