
Mais uma vez a China liderou o ranking dos maiores mercados globais de veículos, com impressionantes 21 milhões de emplacamentoss. O volume é 8,8% superior ao registrado no ano anterior. Os dados da Jato Dynamics sobre o gigante asiático incluem apenas automóveis, enquanto as informações de outros países englobam também comerciais leves.
Logo atrás, como terceiro maior mercado de veículos, aparecem os Estados Unidos, com vendas internas de 16,5 milhões de carros. O resultado, que é 5,9% maior do que o de 2013, mostra que o país consolidou sua recuperação e voltou aos níveis de antes da crise financeira iniciada no fim de 2008. O Japão foi o terceiro maior, com 5,56 milhões de unidades e crescimento de 4,5%.
Depois do Brasil e da Alemanha, aparece entre os grandes mercados a Índia, com volume estável em relação a 2013 em 2,88 milhões de carros. Em seguida está a Grã Bretanha, com alta de 10,3%, e a Rússia, onde as vendas diminuíram 10,5% sobre o ano passado. França e Canadá completam a lista dos 10 maiores mercados globais de veículos.
TOYOTA MANTÉM LIDERANÇA
A disputa entre as fabricantes de veículos em busca da liderança de vendas foi grande, mas a Toyota conseguiu manter sua posição. A Volkswagen chegou a cantar vitória e distribuiu comunicado que atribuia ao grupo a primeira colocação. Os dados da Jato mostram que, no comparativo das marcas, a montadora japonesa liderou com 6,38 milhões de unidades, contra 6 milhões de unidades da Volkswagen, segunda colocada.
A Ford foi a terceira empresa com maior volume de vendas em 2014, com 5,41 milhões de emplacamentos, seguida pela Chevrolet, com 4,1 milhões de unidades, e pela Nissan, com 4 milhões de veículos entregues no mundo.
