logo

Argentina

Brasil e Argentina começam a negociar licenças não-automáticas

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

23 mai 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Agência Brasil

Começaram nesta segunda-feira, 23, em Buenos Aires, as negociações para solucionar os problemas das barreiras comerciais entre Brasil e Argentina com uma reunião do secretário brasileiro de Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, e de seu par argentino, Eduardo Bianchi. A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) também participa de alguns dos encontros, que terminam nesta terça-feira, 24.

Há duas semanas, o governo brasileiro decidiu suspender a licença automática para a importação de automóveis da Argentina, passando a exigir autorização prévia que pode demorar até 60 dias para sair, usando assim a mesma regra que o governo argentino adotou em relação a diversos produtos brasileiros que ficam retidos na fronteira. Com isso o MDIC acabou forçando a abertura de negociações que estavam travadas.

Segundo um técnico do MDIC, o Brasil não está disposto a flexibilizar a regra de licenças não-automáticas sem obter uma contrapartida do governo argentino. De acordo com a mesma fonte, o objetivo da reunião é fechar um acordo razoável para ambos os países e, com isso, evitar que o problema seja negociado diretamente pelos ministros Fernando Pimentel e Débora Giorgi.