Para o setor automotivo, haverá um debate dedicado sobre as estratégias para a retomada da indústria automobilística brasileira. A mesa será composta pelo presidente da Anfavea, Antônio Megale, pelo presidente de desenvolvimento da FCA e CNH Industrial para a América Latina, Cledorvino Belini, pelo vice-presidente do Sindipeças, Mario Milani, do diretor de relações públicas da Pirelli para a América Latina, Mario Batista, e da coordenadora de investimentos estrangeiros da Apex, Karina Bazuchi.
Entre as mais de 50 instituições e empresas que participarão do encontro, estarão representantes da CNH Industrial (máquinas e equipamentos agrícolas e de construção), FCA – Fiat Chrysler (automóveis e comerciais leves), Magneti Marelli (autopeças), Pirelli (pneus) e Ternium Brasil (aços planos).
– Veja aqui a lista com todas as empresas e instituições que participação da Missão Empresarial Brasil- Itália 2016.
A iniciativa, que teve origem durante o encontro de representantes dos dois países na última reunião de Cúpula do G20, na China, é uma realização da ITA (Italian Trade Agency), Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália. A delegação será composta pelos líderes de importantes empresas italianas e capitaneada pelo vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto. A comitiva contará ainda com as presenças da vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria Italiana (Confindustria), Licia Mattioli, do diretor do Comitê de Internacionalização da Associação Italiana de Bancos (ABI), Guido Rosa, e do diretor do departamento da ITA de coordenação da promoção do Made in Italy, Giovanni Sacchi.
“As empresas italianas têm um grande potencial para ajudar o Brasil. Elas reúnem tecnologia e experiência, especialmente, disposição em promover investimentos por aqui”, afirma Erica Di Giovancarlo, diretora da agência ITA no Brasil. “O Brasil é destino complementar para a internacionalização das empresas italianas, tanto em termos de fluxos comerciais como de investimentos diretos além de ser plataforma de acesso preferencial aos mercados da América Latina”, completa.
Segundo o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat), o comércio registrado entre Brasil e Itália em 2015, no valor de US$ 7,8 bilhões, projeta o Brasil como o principal parceiro comercial dos italianos na América Latina. Para os brasileiros, a Itália é o segundo principal parceiro comercial na Europa, depois da Alemanha, representando 2,2% de todo o comércio global do País.
O encontro será realizado em duas partes: a primeira dedicada ao setor aeroespacial e que acontece em São José dos Campos (SP) no dia 24, e no dia 25 o encontro se concentrará na capital paulista com a realização de um fórum econômico seguido por mesas redondas B2B dedicadas aos demais setores, como o automotivo, agronegócio e infraestrutura, entre outros.
No Brasil, o evento conta com os apoios da Fiesp-Ciesp, Banco do Brasil, Febraban e das agências espaciais do Brasil e da Itália, que reúne o Sistema Itália, rede de instituições coordenadas pela embaixada italiana, que além da própria ITA, reúne os consulados e a Banca Central do país europeu.
Mais informações sobre o evento no site do ITA.