
O País apresentou queda nas vendas de 31,8% no mês contra setembro de 2014, passando de 282,5 mil unidades para 192,6 mil. Dos 15 maiores mercados listados, cinco viram as vendas encolher em setembro, sendo o Brasil responsável pelo pior índice.
As duas primeiras posições do ranking global ficaram inalteradas, com China na liderança tanto em setembro quanto no acumulado de nove meses, seguida pelos Estados Unidos. Considerando apenas setembro, a Grã-Bretanha ficou em terceiro lugar ao ultrapassar o Japão, cujas vendas diminuíram 7,8% em setembro com relação a igual mês do ano passado. No acumulado, o mercado japonês continua como o terceiro maior do mundo, embora as vendas tenham caído 9,7%.
Alemanha, Índia e França (nesta ordem decrescente) viram as vendas subirem tanto no acumulado de nove meses quanto no resultado de setembro – o que aprofundou ainda mais a queda do Brasil. No acumulado, o mercado brasileiro ainda ganha da França, ficando na sétima posição pela diferença de 188 mil veículos a favor do Brasil.

Por empresa, o Grupo Volkswagen lidera as vendas no acumulado do ano com a Toyota na vice-liderança. Ambos os grupos tiveram queda contra mesmo período do ano passado, de 1,8% e 1,9%, respectivamente. Vale lembrar que a Jato Dynamics inclui em seus dados todas as marcas do grupo alemão, como Audi, Bentley, Porsche, Skoda e Seat, entre outras, e o mesmo para Toyota, que inclui os resultados da Lexus. Além delas, as vendas mundiais também diminuíram para o Grupo FCA (Fiat Chrysler) em 1,1% nos nove meses do ano.
Ford, Honda, Nissan e PSA Peugeot Citroën verificaram crescimento tanto no acumulado quanto no mês de setembro. No entanto, o destaque é a Daimler, cujo aumento das vendas globais foi de 16,3% nos nove meses e de 19,8% em setembro.
