logo

automóveis

Brasil foi 4º no ranking de vendas em 2010

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

04 fev 2011

3 minutos de leitura

P_noticia_9284.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com dados da Jato Dynamics

Dados da Jato Dynamics do Brasil, empresa especializada em informações automotivas, registram o Brasil consolidou-se como o quarto maior mercado global de veículos em 2010, deixando para trás a Alemanha. O País conquistou a posição em agosto do ano passado.

A China fechou 2010 como líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 35,1% em comparação a 2009, ultrapassando a marca de 13 milhões de veículos de passeio. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 11,2%, e Japão, com alta de 7,5%.

O Brasil anotou crescimento de 10,5% nas vendas de veículos no ano passado, enquanto a Alemanha amargou queda de 21,9% e ficou no 5º lugar do ranking. O Reino Unido apresentou aumento de 3,3%, ficando em 8º lugar.

A Itália continua em trajetória de queda com vendas 8,4% menores. Os demais países integrantes do BRIC, Rússia e Índia, continuam crescendo no comparativo entre os períodos, com altas de 30,3% e 34,2%, respectivamente.

* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.

“A China se consolida em 1º lugar e Brasil assume a 4ª posição. O mais interessante é que o bloco BRIC se fortalece e podemos ter já em 2011 a Índia em 5º lugar e a Rússia em 8º, demonstrando que os países emergentes estão cada vez mais maduros e com desenvolvimento bem estruturado e forte”, afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Marcas

A Toyota manteve a liderança em vendas no ano de 2010, seguido pela Volkswagen e Ford. A Chevrolet obteve um aumento significativo no ano, de 22,2% em relação ao ano anterior, mantendo a quarta colocação. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 22,8%.

“O aumento nas vendas da Chevrolet foi realmente fantástico. O foco no cliente tem apresentado um significante crescimento para a marca. No Brasil, em 2010 a marca vendeu 61.637 veículos a mais do que em 2009, tornando-se a montadora com o maior aumento no número de carros vendidos. Não será nenhuma surpresa se em 2013 estiver em segundo lugar do ranking. A Kia também teve um desempenho excelente no mercado brasileiro, crescendo mais de 125%. Neste ritmo podemos esperar a 9ª colocação no final de 2011”, acrescenta Augusto.

Para a Jato, o fechamento do ano foi positivo para região. O grande destaque foi o Brasil, que assumiu a 4ª colocação global nas vendas e se consolida mês a mês neste patamar. “O crescimento da Argentina foi muito bom, esperamos que este ano o país mantenha o ritmo, o que não vai ser fácil”, comenta Augusto.

Mais em www.jato.com/brazil