
No último dia do carnaval, na terça-feira, 13, a Toyota do Brasil fez uma importante dança de cadeiras. Rafael Chang, presidente da montadora no país, será sucedido por Evandro Maggio a partir de março no cargo.
A mudança se deu após a indicação de Masahiro Inoue, atual presidente da companhia na América Latina e Caribe, para o cargo de CEO da Daihatsu, marca subsidiária à Toyota.
Por isso, Chang assume a posição de Inoue na região após sete anos à frente da operação brasileira da montadora.
LEIA TAMBÉM:– Rafael Chang é o novo presidente da Toyota– Toyota e GWM pedem política automotiva que não crie competição desleal
Durante este tempo, a fabricante realizou importantes investimentos no país, como o lançamento do sedã Corolla na plataforma TNGA, o compacto Yaris, o SUV Corolla Cross e sua versão híbrida.
O executivo também conduziu a reestruturação das fábricas da empresa na região, com o fechamento da unidade histórica de São Bernardo do Campo (SP).
Foi também um dos mais ativos interlocutores na época do desenho do Rota 2030, assim como a sua segunda fase, o Mobilidade Verde (Mover).
Primeiro presidente brasileiro da Toyota
Maggio, por sua vez, exerce atuamente o cargo de diretor de compras da montadora. Será o primeiro brasileiro no cargo de presidente regional da companhia. Ingressou na Toyota em 2005 na área de pós-venda, onde atuou até 2012, quando assumiu as áreas de suprimentos, marketing e planejamento de preço.
Em 2015, retornou à diretoria da área de pós-venda, juntamente com vendas e desenvolvimento da rede de concessionárias. Dois anos depois, em 2017, teve a oportunidade de ir para a Toyota Motor Corporation, no Japão, onde trabalhou na Lexus International, atuando no planejamento de lançamentos da marca.
Em 2019, retornou à Toyota do Brasil como diretor de RH, Administração e TI. A partir de 2020 assumiu o cargo de diretor de compras e de pesquisa e desenvolvimento.