
A Bridgestone Brasil iniciou a operação da primeira fase da expansão de sua fábrica de Camaçari, na Bahia. O investimento, de quase R$ 1 bilhão, vai fazer com que a unidade tenha capacidade instalada de 1,5 milhão de pneus por ano em 2024.
Segundo a companhia, a fábrica será preparada para produzir pneus premium de alta performance e modelos mais sustentáveis para veículos de passeio, SUVs e picapes, alinhados à tecnologia ENLITEN.
VEJA MAIS:– Bridgestone muda produção de pneus de Santo André para Camaçari– Bridgestone faz novo investimento na fábrica de Camaçari
A fábrica também acompanha a crescente procura por veículos elétricos/híbridos no Brasil, com pneus de alta performance que atendam a essas categorias de mercado. Bom lembrar que, em Camaçari, na antiga fábrica da Ford, a chinesa BYD vai produzir os primeiros automóveis elétricos no país.
“Estou muito satisfeito em dividir este importante momento no nosso plano estratégico de médio e longo prazo, visando tornar a companhia uma líder em soluções sustentáveis até 2050 e com o Brasil como um protagonista”, disse, por comunicado, Vicente Marino, presidente da Bridgestone América Latina Sul.
Expansão vai gerar 400 postos de trabalho
Além de produzir pneus mais sustentáveis, a unidade de Camaçari também receberá investimentos para ampliar a sua capacidade de geração fotovoltaica. Serão aplicados mais R$ 10 milhões na expansão.
A fábrica da Bahia foi inaugurada em 2007. Atualmente, emprega 1 mil pessoas e é responsável pela produção de pneus para veículos de passeio, picapes e SUVs, para os segmentos de equipamentos originais, reposição e exportação. Em 2024, devem ser criados 400 postos de trabalho.
Além da fábrica em Camaçari, a Bridgestone Brasil também opera outra fábrica de pneus em Santo André (SP) e duas unidades de produção de bandas de rodagem localizadas em Campinas (SP) e Mafra (SC).
