logo

Bridgestone

Bridgestone mostra pneu sem ar

<style type=”text/css”> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

Author image

cria

15 dez 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_12568.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Bridgestone anunciou no Salão de Tóquio o desenvolvimento de um pneu conceitual que dispensa o uso de ar comprimido e pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta. A ideia não é nova. Na metade da década passada a Michelin já havia apresentado um pneu sem ar com a tecnologia Tweel (veja abaixo). Os protótipos eram semelhantes e adotavam o mesmo princípio, ou seja, aros internos feitos de material flexível.

A Bridgestone desenvolve a tecnologia com o objetivo de utilizá-la na prática. A inovação que permite dispensar as calibragens periódicas e afasta o aborrecimento com os furos está na estrutura flexível que se estende por todo o interior do pneu (foto ao lado) e suporta o peso do veículo.

Ela é feita de resinas termoplásticas reutilizáveis, que se tornam flexíveis quando aquecidas, podendo ser moldadas em formatos diversos por mais de uma vez. A borracha da banda de rodagem também é 100% reciclável.


No meio da década passada a Michelin já havia mostrado a tecnologia Tweel, semelhante à proposta da Bridgestone.