
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A Bridgestone anunciou no Salão de Tóquio o desenvolvimento de um pneu conceitual que dispensa o uso de ar comprimido e pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta. A ideia não é nova. Na metade da década passada a Michelin já havia apresentado um pneu sem ar com a tecnologia Tweel (veja abaixo). Os protótipos eram semelhantes e adotavam o mesmo princípio, ou seja, aros internos feitos de material flexível.
A Bridgestone desenvolve a tecnologia com o objetivo de utilizá-la na prática. A inovação que permite dispensar as calibragens periódicas e afasta o aborrecimento com os furos está na estrutura flexível que se estende por todo o interior do pneu (foto ao lado) e suporta o peso do veículo.
Ela é feita de resinas termoplásticas reutilizáveis, que se tornam flexíveis quando aquecidas, podendo ser moldadas em formatos diversos por mais de uma vez. A borracha da banda de rodagem também é 100% reciclável.

No meio da década passada a Michelin já havia mostrado a tecnologia Tweel, semelhante à proposta da Bridgestone.