
Formado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Fossen tem mestrado em administração de empresas pela University of Michigan Ross School of Business, nos Estados Unidos. O executivo iniciou sua carreira no setor automotivo, trabalhou na fabricante de motores Cummins e na de autopeças Sachs Automotive. Também teve passagem peka consultoria Booz&Co. Depois migrou para o segmento de bebidas, passando pela Ambev e Coca-Cola Femsa.
“Minha principal missão será o fortalecimento da marca Bridgestone e sua maior aproximação com os nossos canais de distribuição e nossos consumidores”, disse Fossen. Ele chega à empresa e momento de modernização e expansão das duas fábricas no Brasil, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), que juntas têm programa de investimento que soma US$ 120 milhões entre 2014 e 2016. “O objetivo é elevar a produção e trazer para o Brasil toda a tecnologia que nossos clientes pedem”, afirma.
Segundo a Bridgestone, a transição na presidência da unidade brasileira foi um processo planejado, que teve início com a decisão de Depascuali de se aposentar, comunicada internamente no início de 2014. O argentino estava no comando da subsidiária desde 2010, tendo passado também pela presidência das unidades argentina e mexicana do grupo.
Assista abaixo a entrevista exclusiva de Fábio Fossen, novo presidente da Bridgestone no Brasil