logo

BYD amplia liderança sobre Volkswagen no mercado chinês

Montadora vendeu quase 600 mil veículos no segundo trimestre e aumentou sua fatia de mercado para 11,2%
Author image

Redação AB

25 jul 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Após destronar a Volkswagen pela primeira vez no início deste ano, a BYD registrou a venda de 595,3 mil veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos no segundo trimestre. A empresa ampliou a liderança sobre a gigante alemã como maior montadora da China e aumentou sua participação de mercado para 11,2%. Os dados foram divulgados pelo Centro Chinês de Tecnologia e Pesquisa Automotiva.

A Volkswagen vendeu 544 mil veículos no período, dos quais apenas 23,4 mil eram elétricos (cerca de 4%). Da Tesla foram 157 mil. No ranking de vendas ela ocupa o 12º lugar no mercado chinês, mas salta para a segunda posição (atrás apenas da BYD) quando se consideram apenas modelos 100% elétricos.


Faça sua inscrição no #ABX23 | Automotive Business Experience


A perda da liderança da Volkswagen no mercado chinês reflete a queda de domínio das marcas estrangeiras e seus veículos a combustão à medida que os fabricantes locais de veículos elétricos avançam com modelos cada vez mais sofisticados e acessíveis.

No início do ano, a BYD apresentou o hatch elétrico Seagull com preço a partir de 73,8 mil yuans (US$ 10,3 mil). Uma das versões tem autonomia superior a 300 quilômetros. Ao mesmo tempo, gigantes globais como VW e Toyota perdem espaço pela baixa oferta de veículos elétricos.

Na terça-feira, a Toyota informou a demissão de cerca de mil trabalhadores em fábricas na China. E na metade de julho a Mitsubishi comunicou a suspensão da operação no país, também pela mudança de preferência dos chineses por modelos elétricos de fábricas locais.

A análise isolada de junho revela que as vendas de veículos híbridos plug-in e 100% elétricos somaram 736 mil unidades. Isso significa que quase dois em cada cinco carros entregues no mercado chinês eram eletrificados.