logo

BYD e Uber fecham parceria para incentivar uso de carros elétricos

Acordo entre as duas empresas prevê descontos na manutenção e financiamento de veículos
Author image

Vitor Matsubara

01 ago 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Uber e a BYD fecharam acordo que pretende levar 100 mil carros elétricos para o serviço de transporte por aplicativo.

A parceria, que começa na Europa e América Latina, promete oferecer preços acessíveis e condições facilitadas de financiamento para os motoristas cadastrados na Uber que optarem pelos veículos da BYD.


VEJA MAIS:– Uber vai ampliar centro de desenvolvimento no Brasil

 BYD amplia atividades industriais para garantir veículos elétricos


Futuramente, a parceria será ampliada para outros mercados do mundo, incluindo Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio.

Nos últimos meses, a Uber tem investido na eletrificação da frota com parceiros, com a criação de uma categoria exclusiva para veículos híbridos e elétricos. A empresa também anunciou uma iniciativa para desenvolver carros elétricos mais baratos em conjunto com as montadoras.

Descontos na manutenção e financiamento dos carros

Os preços mais elevados e os custos de locação são obstáculos para a popularização dos carros elétricos nos serviços de transporte urbano privado.

Assim, a Uber segue um modelo bastante semelhante ao praticado pela 99 no Brasil, que concede incentivos para os motoristas que decidem realizar as corridas com veículos movidos a eletricidade.

Uma das parceiras da 99 por aqui é justamente a BYD, que viabilizou a importação de 300 unidades do D1 para cá.

A promessa é de, conforme o mercado, a parceria oferecerá descontos na manutenção, carregamento, financiamento e leasing de modelos da BYD. A ideia é incentivar a transição energética da frota circulante nos países em questão.

“Quando um motorista da Uber opta por um carro elétrico, ele pode reduzir a emissão de poluentes em até quatro vezes comparando com um condutor de um veículo a combustão, simplesmente porque eles estão mais presentes nas ruas”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

BYD promete desenvolver condução autônoma

As companhias ressaltaram que vão trabalhar em conjunto para integrar os veículos da BYD às novas tecnologias de condução autônoma.

Enquanto isso, a Tesla – principal rival da BYD no mercado global – promete apresentar seu primeiro robo táxi em outubro. Com ele, a empresa de Elon Musk pretende recuperar o terreno perdido para a rival chinesa, que desbancou a Tesla como a maior fabricante de carros elétricos do planeta.