
A empresa de coleta Clean Ambiental, que atua no Rio de Janeiro (RJ), adquiriu o primeiro caminhão elétrico da cidade para coleta de resíduos. O modelo eT8A é produzido na China pela BYD e fará a coleta e compactação de lixo dentro do Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Segundo a BYD, a Clean pretende comprar outros nove iguais a este até o fim do ano. Em longo prazo poderá substituir toda a sua frota atual, formada por 60 caminhões a diesel.
O eT8A utiliza uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos, de acordo com a BYD. A autonomia informada é de oito horas de operação (cerca de 200 quilômetros). Sua transmissão é automatizada de quatro marchas. A fabricante destaca o silêncio como uma das vantagens na comparação com modelos a diesel utilizados na coleta de lixo.
O caminhão elétrico fará todos os dias o transporte dos resíduos orgânicos do mercado para a usina do Caju, num percurso de três quilômetros. Ao substituir um modelo convencional ele deixará de emitir 14 toneladas de gás carbônico por mês. Outra vantagem é que o carregamento da bateria será feito com a energia elétrica produzida por placas fotovoltaicas instaladas no telhado do mercado. 