
Chegaram os primeiros seis caminhões elétricos BYD encomendados pela Corpus Saneamento e Obras, de Indaiatuba (SP). No total, um lote de 200 unidades fará parte da frota da companhia para serem utilizados em serviços de coleta e transporte de resíduos, cujo negócio foi anunciado em maio. As primeiras unidades, que começam a operar em setembro, embarcaram no início de junho em Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 caminhões que serão entregues este ano.
Os veículos utilizam bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro lítio, que segundo a empresa, é reciclável e tem vida útil de até 30 anos. Com PBT de 21 toneladas, os modelos são da versão 4×2 com autonomia estimada de até oito horas de operação por recarga, em torno de 200 quilômetros.
“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica o gerente de manutenção de frota da Corpus, Charles Fioravante.
O executivo acrescenta que com a frota, a empresa deixará de emitir o equivalente a 14 toneladas de CO2 por mês e por veículo. “O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatiza Fioravante.
“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica o diretor de vendas da BYD do Brasil, Carlos Roma.