logo

BYD fornece ônibus elétricos para Salvador durante obras do VLT

Ônibus elétricos da BYD vão operar durante as obras do VLT do Subúrbio na capital baiana
Author image

Redação AB

29 out 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A cidade de Salvador recebeu dois ônibus 100% elétricos da BYD na quinta-feira, 29. Os veículos fazem parte de um lote de cinco modelos, que serão usados no percurso Mapele/Ilha de São João x Terminal Pirajá e serão operados pela empresa Expresso Metropolitano, a serviço do Governo do Estado da Bahia, durante as obras do VLT do Subúrbio.

Os ônibus contam com ar-condicionado e rampas que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, além de proporcionarem maior conforto pelo silêncio durante a operação. A capacidade de cada um é para 33 pessoas sentadas e 41 em pé. “O passageiro vai ter à disposição um ônibus novo, refrigerado, muito silencioso e com baixa trepidação”, afirmou Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Contando com baterias de fosfato ferro-lítio, os ônibus da BYD têm autonomia para 250 km, permitindo que eles rodem durante todo o dia, já que a recarga, que demora entre três e quatro horas, é feita na garagem à noite. De acordo com a fabricante, o custo operacional dos ônibus elétricos é 70% menor que o de um modelo a diesel, sem esquecer que o número reduzido de componentes em um elétrico contribui para reduzir a manutenção preventiva, fazendo com que o veículo permaneça mais tempo em operação.

“Os veículos a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nos grandes centros urbanos”, ressaltou Schneider. “Assim, a substituição por uma energia limpa não só melhora a qualidade do ar nas cidades como impacta diretamente na saúde da população; além disso, o custo operacional menor viabiliza a operação economicamente”, ressaltou.