logo

BYD inicia entrega do maior pedido de ônibus elétrico já feito na Europa

Um dos novos ônibus elétricos BYD com sistema de recarga por pantógrafo já em operação pela Keolis
Author image

Redação AB

15 dez 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A BYD informou que iniciou a entrega do maior pedido único de ônibus elétricos já feito na Europa. A Keolis Nederland BV (subsidiária holandesa do operador global de transporte público de mesmo nome) adquiriu 259 veículos, do quais 246 – de piso baixo – estão sendo entregues e já começaram a operar em diversas rotas. A programação prevê a entrega dos demais modelos em meados do próximo ano.

A nova frota, composta por ônibus movidos 100% a eletricidade de baterias e com emissões zero proporcionarão uma grande contribuição para a redução de gases de efeito estufa. A Keolis calcula que haverá uma diminuição superior a 15,7 mil toneladas de CO2 por ano. Detalhe importante: mesmo com as restrições provocadas pela pandemia, a frota de ônibus da BYD começou a ser entregue dentro do prazo estipulado.

Os novos ônibus são modelos de 12 e de 13 metros e todos contam com sistema de carregamento por pantógrafo. Na parte interna, os veículos possuem tomadas do tipo USB para recarga de gadgets e iluminação ambiente, além disso, os veículos de 13 metros contam com bancos com luz de leitura, suporte para celular e bandeja dobrável. Já os motoristas dos novos ônibus da BYD dispõem de sistema de visão 360°, banco com ajustes elétricos e cartão de memória, o qual armazena os ajustes de diversos motoristas, permitindo a acomodação rápida e fácil.

“Selecionamos a BYD graças às excelentes experiências na província de Utrecht e na cidade de Almere; os veículos têm a aprovação total de nossos passageiros e de nossa equipe, e isso é muito importante”, afirmou Marc Renouprez, CEO interino da Keolis Nederland. “Temos total confiança na experiência da BYD no desenvolvimento e na manutenção da tecnologia de veículos elétricos, e também estávamos certos que a frota seria entregue no prazo”, completou.

“Os novos ônibus representam uma mudança radical para o transporte público na Holanda, o início do que é uma contribuição massiva para a redução das emissões de carbono no país; o futuro do transporte público deu uma passo significativo”, afirmou Isbrand Ho, diretor administrativo da BYD Europe.