
A BYD está negociando com o governo da Turquia para construir uma fábrica de carros no país. A informação foi confirmada pelo Ministro da Indústria da Turquia, Fatih Kacir, à agência de notícias “Bloomberg News”.
VEJA MAIS:
– BYD vai vender carros da marca Denza no Brasil
– Picape BYD Shark será produzida no Brasil
Caso isso se concretize, a planta turca seria a segunda da marca na Europa – a primeira será inaugurada na Hungria em 2026.
Além da BYD, a Chery também conversa com autoridades turcas para produzir veículos por lá.
Outras três marcas chinesas negociam com a Turquia
As movimentações surgem em meio à investigação realizada pela Comissão da União Europeia, que investiga se os carros chineses desfrutam de subsidíos extras e tarifas menores.
“Gostaríamos de concluir as conversas assim que possível. Já faz tempo que estamos negociando com ambas”, disse Kacir, acrescentando que o governo também conversa com SAIC Motor, MG Motor e GWM.
Procurada pela agência “Reuters”, BYD, Chery e GWM não se pronunciaram, enquanto a SAIC não pôde ser contatada pela reportagem.
“Existe um interesse significativo por marcas globais que desejam fabricar carros elétricos na Turquia. Afinal de contas, a presença do país na comissão de tarifas da União Europeia ainda representa uma vantagem para diversas empresas globais”, disse o ministro anteriormente.
País aumentou imposto para carros elétricos chineses
Vale lembrar que, em 2023, a Turquia reajustou o imposto de importação para carros elétricos vindos da China – a exemplo do que alguns países fizeram recentemente. Atualmente, as montadoras chinesas que pretendem comercializar veículos por lá precisam pagar uma alíquota de 40%.