
A BYD está prestes a entrar no mercado do Canadá. Conforme indicam documentos registrados no país neste mês de julho, a montadora chinesa pretende vender veículos elétricos de passageiros na região.
Segundo a agência de notícias “Automotive News”, a fabricante está em tratativas avançadas para ingressar no país. Lobistas, inclusive, já estariam atuando fortemente junto às autoridades governamentais de Ontario e também federais para”auxiliar nos assuntos ligados à entrada da BYD no Canadá.
VEJA MAIS:– BYD amplia atividades industriais para garantir veículos elétricos
– BYD Yuan Pro começa a ser vendido no Brasil em 2024
Ainda não se sabe, porém, quando a BYD iniciará suas operações no Canadá. Contudo, fontes ligadas à indústria local afirmam que a marca se encontrou recentemente com concessionários do país para tratar da formação da rede autorizada. A marca será a primeira fabricante de carros de origem chinesa a se aventurar por lá.
Marca garante que não pensa em entrar nos EUA
A entrada no mercado canadense é outro movimento da maior montadora de carros elétricos do mundo para se aproximar dos Estados Unidos.
Recentemente, o governo de Joe Biden quadruplicou o imposto de importação sobre carros elétricos vindos da China. A alíquota, que era de 25%, passou para 100%, gerando críticas por parte dos chineses.
Vale lembrar que, em fevereiro, a vice-presidente executiva e CEO da BYD Americas, Stella Li, garantiu que a empresa “não planeja” entrar nos Estados Unidos. Segundo ela, as medidas protecionistas contra as empresas chinesas e a taxa de crescimento lenta de adoção de carros elétricos justificariam a decisão.
Nos últimos meses, a BYD deu novos passos para iniciar a produção no México. A fabricante ainda não revelou onde será localizada sua primeira fábrica em solo mexicano. A planta vai produzir modelos como a picape híbrida Shark e a expectativa é de que até 10 mil empregos sejam gerados.
