
Inscrito na categoria Filme Publicitário de Automóveis, o comercial conquistou o primeiro ouro do Brasil em filmes, na subcategoria automóveis, depois de 27 anos. A disputa dos comerciais criados para carros é considerada uma das mais difíceis do festival.
O filme que ganhou o Leão de Ouro foi criado para a Volkswagen do Brasil pela agência AlmapBBDO e venceu outros 13 finalistas da mesma categoria – incluindo três outros da Volkswagen veiculados em países da Europa.
A criação do cachorro-peixe precisou de algumas centenas de horas de trabalho de computação gráfica antes da primeira veiculação na TV brasileira, em novembro de 2008.
A peça foi focada no público jovem. O vídeo mostra o estilo de vida despojado de um surfista na praia com seu cachorro-peixe imaginário, que passeia no fundo do mar enquanto seu dono espera por uma onda na prancha. Os dois voltam para casa no veículo com o slogan “SpaceFox. Cabe tudo o que você imaginar”.