logo

Califórnia retira licença de testes dos veículos autônomos da GM

Entidade estadual alegou que carros da subsidiária Cruise representam riscos aos pedestres
Author image

Redação AB

27 out 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ordenou que a Cruise, empresa subsidiária à General Motors (GM), retirasse seus carros autônomos das estradas estaduais alegando risco para o público.

O DMV, que é o Departamento de Veículos Motorizados, suspendeu a licença de testes que a empresa detinha alegando também que a Cruise havia “deturpado” a segurança da tecnologia autônoma em teste.


LEIA TAMBÉM:
– Motoristas têm medo de veículos autônomos
– Carros autônomos “não deram errado”, mas ficaram em segundo plano


“Com base no desempenho dos veículos, o departamento determina que os veículos do fabricante não são seguros para a operação pública”, disse o DMV em comunicado, citando também “um risco irracional para a segurança pública”.

A suspensão, após uma série de acidentes, é um grande revés para o negócio de condução autônoma que a GM considera uma grande oportunidade de negócios.

Em agosto, o DMV disse que estava investigando “incidentes preocupantes” envolvendo veículos autônomos operados pela Cruise em São Francisco e pediu à empresa que retirasse metade de seus robotáxis das estradas.

Naquele mês, um robotáxi da empresa se envolveu em um acidente. A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) recebeu dois relatos de incidentes em que pedestres ficaram feridos.