
O segundo foi conquistado pela MAN Latin America com o projeto “Caminhões Urbanos Híbridos com Maior Eficiência Energética”. O terceiro posto ficou para a I System Automação Industrial com seu projeto de controle de processos pela tecnologia Fuzzy.
O projeto da MAN visa a aumentar a eficiência energética de caminhões urbanos a um baixo custo de investimento inicial, por meio de uma solução simples, a fim de melhorar o resultado operacional dos frotistas. A tecnologia de hibridização desenvolvida é apropriada às condições brasileiras, reduz os impactos de sua operação, manutenção e emissão de gás carbônico.
“Há um grande alinhamento entre aquilo que a Câmara Brasil-Alemanha quer fomentar com esse prêmio e o que fazemos na MAN (…) O estímulo à inovação e o desenvolvimento da engenharia local em cooperação com parceiros da Alemanha são capazes de trazer soluções adequadas às demandas de nosso mercado”, afirmou o diretor de engenharia da fabricante, Rodrigo Chaves.
Os três trabalhos receberão diagnóstico da Porsche Consulting. A primeira colocada vai à Alemanha, onde visitará institutos de ciência e tecnologia e poderá divulgar seu projeto durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2014. “Com esse prêmio queremos incentivar a capacidade de inovação da indústria nacional, além de colaborar para o maior intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha”, disse o presidente da VW do Brasil e da Câmara Brasil-Alemanha, Thomas Schmall. Ao todo, 73 projetos foram inscritos.