
Desenvolvido pelo engenheiro da montadora Zach Nelson, utiliza tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft. A OpenXC permite aos desenvolvedores criarem a aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico.
Isso é possível porque o aplicativo usa informações do motor transmitidas em tempo real, como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são então transmitidos por meio de um tablet por conexão Bluetooth, usando um adaptador OpenXC.
Historicamente a personalização tem sido protagonista na trajetória de sucesso do Mustang, que agora, além das tradicionais mudanças no motor e estéticas, chegou também aos softwares – a exemplo claro do câmbio joystick. O aplicativo pode ser usado, ainda, em outros veículos, bastando para isso um ajuste da calibração à curva de torque do motor e ao estilo do motorista. “O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção elétrica”, diz Nelson.
Veja abaixo o vídeo de como funciona o câmbio tátil da Ford: