
Existem no Brasil cerca de 2 milhões de veículos de carga, segundo dados do Denatran, dos quais apenas 15% possuem seguro.
“O novo produto foi criado para atrair caminhoneiros que não têm o hábito de fazer seguro para seus veículos. Uma importante parcela dos caminheiros trabalha com entregas sazonais e uma proposta neste molde se encaixa nas necessidades deste público”, explica o vice-presidente de Ramos Elementares, Carlos Alberto Trindade Filho.
No caso do Caminhão Km Rodado o cliente circula com o veículo durante o mês e paga o valor baseado na quilometragem, período do dia e área rodada, apenas no final do período. Se no próximo mês o veículo ficar mais tempo parado, a parcela que será paga virá em um valor inferior, respeitando apenas o custo mínimo estabelecido. O contrato é anual, porém a cobrança é mensal, realizada por meio de extrato, com informações sobre quando, quanto e onde o veículo circulou.
O produto foi desenvolvido inicialmente para caminhões e rebocadores. Com tecnologia de ponta que permite, via satélite, monitorar o percurso percorrido pelo veículo 24 horas por dia, o seguro passou por um projeto-piloto que permitiu constatar a ampla oportunidade de negócios neste segmento.
O Caminhão Km Rodado cobre danos decorrentes de colisão, incêndio, roubo ou furto (cobertura compreensiva), responsabilidade civil facultativa, danos morais, troca e reparo de vidros, assistência 24 horas completa e ainda, para veículos zero quilometro o seguro oferece o valor de novo por 12 meses.
O segurado tem a opção de contratar as garantias adicionais para proteção da carroceria e equipamentos, além da cobertura de danos de operação de carga e descarga para caminhões basculantes.