logo

none

Caminho para consolidação

O Brasil é a bola da vez para a indústria automotiva mundial uma vez que a crise financeira internacional estagnou o crescimento dos principais mercados. As soluções virão e, como tudo, uma hora as coisas voltam ao normal.
Author image

Redação AB

09 jan 2012

2 minutos de leitura

Cabe a nós, brasileiros, aproveitarmos este momento para nos fortalecer definitivamente no cenário internacional como fabricantes de automóveis e, principalmente, desenvolvedores de tecnologia.

Já estamos dando um passo interessante com o Parque Tecnológico de Sorocaba, que terá nas imediações uma empresa âncora e a terceira planta da Toyota no país, a primeira, em São Bernardo do Campo (SP), fabrica hoje apenas peças e componentes. Além da montadora de origem japonesa, outras 12 empresas, todas fornecedoras, estarão presentes no local.

Esta é uma prova de que o Brasil é um bom lugar para investir. Vale lembrar que a General Motors elegeu o País para abrigar um dos cinco centros de desenvolvimentos de produtos que possui no mundo.

Apesar disso, ainda temos um gargalo para solucionar. Faltam profissionais para que o Brasil dê um salto em tecnologia. Precisamos de doutores, pesquisadores e muito mais pessoas atuando na indústria, desenvolvendo tecnologias que podem se transformar rapidamente em bens de consumo.

Nós, do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, somos defensores do desenvolvimento tecnológico da indústria. Nossos engenheiros são criativos, mas precisamos de mais jovens interessados no setor, assim como mais profissionais dedicados a transformar conhecimento em produtos inovadores.

Além de recursos humanos, precisamos de equipamentos e laboratórios independentes, em que não somente uma empresa seja beneficiada, mas toda comunidade de engenharia. A GM deu provas, recentemente, de que vender serviços de engenharia é um bom negócio. Em 2011, planejava vender cerca de US$ 500 milhões, de acordo com notícia veiculada no portal Automotive Business (leia aqui).

O IQA é uma organização que nasceu da união de vários segmentos da indústria automotiva brasileira, inclusive do setor acadêmico e do governo. Estamos sempre dispostos a auxiliar a cadeia do setor e a impulsionar a nossa engenharia e os nossos produtos para que eles conquistem cada vez mais espaço no cenário mundial.

O Parque Tecnológico de Sorocaba pode ser um forte candidato a abrigar toda essa estrutura que o Brasil precisa para ser uma potência mundial no setor automotivo. Nossa capacidade está mais que demonstrada e um projeto assim com certeza incentivará muitos jovens a ingressar na carreira.

Temos uma oportunidade única pela frente, e precisamos trabalhar conscientes de que podemos e devemos aproveitá-la para que nosso futuro seja ainda mais promissor. É tempo de juntar esforços: governo, academia e setor produtivo, para consolidar o que já conquistamos nos últimos anos.