logo

caminhoes

Caminhões e ônibus: pré-compra em baixa

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

pedro

18 nov 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_12303.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Pedro Kutney, AB

Os volumes de emplacamentos de veículos pesados na primeira quinzena deste mês revelam que as previsões estavam muito acima da realidade. Até o dia 16, foram licenciados 7.150 caminhões novos, resultado 10,5% inferior ao da primeira metade de outubro e em queda de 6,3% sobre o mesmo período de novembro de 2010.

Já os 1.588 ônibus emplacados representaram recuo de 9,7% ante os mesmos quinze dias do mês passado e pequena alta de 1,3% na comparação com outubro do ano passado.

A maioria dos analistas esperava um grande movimento de pré-compra de caminhões e ônibus neste segundo semestre, com frotistas querendo se antecipar ao aumento de preços dos veículos, estimados em 8% a 15%, para incorporar os novos motores diesel Euro 5, que atendem aos limites mais estreitos de emissões de poluentes previstos no Proconve P7, que passa a vigorar a partir de janeiro próximo.

Embora no início do segundo semestre tenha havido um aumento mais pronunciado nas vendas de caminhões e ônibus, nos meses seguintes o ritmo foi arrefecendo. Em recente entrevista a Automotive Business, Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, confirmou que o movimento de pré-compra está bastante abaixo do que era esperado: “Estimávamos que esse fator aumentasse as vendas em 10% a 15%, mas até agora não passa de 5%”, disse.