
“Com os caminhões fora de estrada da Scania já chegamos a uma economia de 70% no custo do transporte e a uma redução no gasto de combustível de 50% na frota interna e de 16% na externa”, afirma Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração. “Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos 7,5 toneladas de minério para cada litro de diesel: agora, com os caminhões Scania, este volume aumentou para 14 toneladas por litro, ou seja, quase o dobro”, acrescenta.
O executivo conta que em 2012 iniciou pesquisas e testes a fim de renovar a frota com o objetivo de aumentar a produtividade nas operações dentro e fora da mineradora. No caso do modelo G 440, escolhido para a frota interna, a Scania dispôs de um modelo para demonstração. “Acompanhados pelas equipes de pré-venda da Scania e da Codema (concessionária), constatamos que o implemento a ser usado nas operações de lavra precisava de adaptações para atender a características especificas, como ter a largura da caçamba alterada, uma vez que a medida era muito próxima da largura da concha da escavadeira”, diz Barbosa.
Segundo ele, o operador demorava para alinhar escavadeira e caçamba a fim de despejar o material no caminhão. Após a personalização do implemento – com aumento de 10 centímetros de largura – a operação ganhou tempo e produtividade: de sete minutos, o carregamento da caçamba passou a apenas três minutos.
“Estamos muito satisfeitos por nossos caminhões estarem aumentando a produtividade da Riuma. Quando apresentamos o P 310 8X4 com redução nos cubos, que pode tracionar até 100 toneladas, a Riuma foi o primeiro cliente a adquirir o modelo, lançado em 2013”, conta Celso Mendonça, gerente de pré-vendas da Scania no Brasil. “Fomos conhecer a operação e depois de entender as necessidades concluímos que o caminhão deveria ser produtivo dentro da mina e nas entregas de material pelo Rodoanel, em São Paulo. Ou seja, um veículo versátil, que aliasse torque e potência.”
Segundo a Scania, a mineradora Riuma também foi um dos primeiros clientes do segmento a utilizar o Scania Driver Support Off-Road no treinamento e na reciclagem dos motoristas. A tecnologia funciona como um “professor” em tempo real no painel, que orienta o motorista com dicas e notas para melhorar os aspectos da direção. Para o engenheiro da Riuma, a ferramenta permite avaliar diariamente o trabalho do operador, além de ajudar no acompanhamento da operação e da manutenção.
“O Full Potential, oferecido pela Codema, é outra ferramenta importante nesse processo: seus relatórios mensais trazem informações importantes para a análise da performance da frota e tem sido um dos segredos para sua maior produtividade e rentabilidade”, completa Mendonça.
Além disso, para agilizar a manutenção e reduzir os custos da Riuma, a Codema, concessionária responsável pelas vendas dos caminhões, instalou um box de serviço dentro da empresa com um mecânico em tempo integral. A empresa verificou ganho de tempo na oficina e no estoque, que ficou mais enxuto e funciona de acordo com a demanda de peças providas das revisões.