
Um camper é uma van modificada para funcionar como motorhome. O Stella Vita foi desenvolvido por 22 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven – grupo chamado de Solar Team Eindhoven – entre novembro de 2020 e março de 2021. Em setembro, conseguiu a licença para circular em estradas.
A jornada teve, no total, 3.000 km. Mas, nos primeiros mil, o camper precisou ser puxado por um trailer devido a problemas técnicos. O resto da viagem, entretanto, foi feito inteiramente com energia solar, com pontos de parada a cada 300 km.
O Stella Vita conta com cama de casal, sofá, cozinha e banheiro com chuveiro, pia e vaso sanitário. O teto se expande para cima para prover mais espaço vertical e, quando isso acontece, é possível deslizar mais painéis solares para a as laterais, aumentando a área de captação de 8,8 m2 para 17,5 m2.
Outra característica interessante é que o computador de bordo exibe quanta energia cada aparelho do camper consome e o que pode ser feito com a energia restante.


Segundo os estudantes, o Stella Vita tem autonomia de 600 km com uma carga completa de bateria, valor que sobe para 730 km se o céu estiver completamente aberto. Para uma carga completa, o veículo precisa de dois a três dias enquanto estacionado. As medidas do camper são 7,2 m de comprimento, 4,4 m de largura, 1,83 m de altura (sem expansão), 2,54 m de altura (com expansão), 1.700 kg de peso e 120 km/h de velocidade máxima.
Em entrevista à CNN, um dos membros da equipe, Tijn Ter Horst, disse: “o objetivo principal é inspirar as pessoas, o mercado e a sociedade para acelerar a transição rumo a um futuro mais sustentável. O que estamos fazendo é mostrar o que já é possível”.