
O Campo de Provas da Mercedes-Benz inaugurado em maio deste ano em Iracemápolis (SP) para testes de caminhões e ônibus já ganhou um prêmio internacional da Daimler Trucks. Em eleição promovida entre 15 mil empregados de 34 países da divisão de veículos comerciais do Grupo Daimler, o empreendimento foi escolhido em primeiro lugar em uma das categorias da Global CI Cup.
A competição premia os melhores projetos voltados à melhoria contínua de processos e produtos da companhia. Para alcançar o primeiro lugar na categoria “Cadeia de Valor”, a equipe de engenharia responsável pelo projeto em Iracemápolis apresentou o case “Da fazenda de cana-de-açúcar ao eficiente Campo de Provas”, detalhando os benefícios trazidos pelo investimento de R$ 90 milhões, que transformou uma plantação de cana-de-açúcar ao lado fábrica de montagem de carros da marca (inaugurada ali em 2015) no maior Campo de Provas do Hemisfério Sul, com 16 pistas de testes em uma extensão total de 12 km. Construída com os mesmos padrões do campo da Daimler em Wörth, na Alemanha, a unidade brasileira é um laboratório que simula, em condições reais, as situações para avaliar a robustez e durabilidade dos veículos.
Mas o campo de testes não foi o único premiado. Nesta edição da Global CI Cup, que contou com a participação de todas as marcas da divisão no mundo, a Mercedes-Benz do Brasil foi a unidade que mais conquistou prêmios. “Dos 18 troféus entregues na Alemanha, nós conquistamos nove. Com isso, o time brasileiro se destaca em inovação no âmbito global da Daimler Trucks, ao se diferenciar na maneira como desenvolve seus projetos”, afirma Marcus Kliewer, diretor de desenvolvimento de caminhões da empresa no País.
Os demais prêmios conquistados pela Mercedes-Benz do Brasil variam entre desenvolvimento de novos produtos e componentes, chegando até a mudança da cultura empresarial, como o projeto “Lean Mindset”, vencedor na categoria “Cultura Lean”, que tem o objetivo de tornar processos internos mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, qualifica pessoas para tornar possível essa transformação.
“Conquistar esse prêmio reforça a importância de se investir em uma mudança significativa de processos, que beneficiaram desde a linha de produção até as rotinas administrativas. Sem dúvidas, um importante reconhecimento para nossos colaboradores do Brasil”, afirma Carlos Santiago, vice-presidente de operações da Mercedes-Benz no País.