logo

Caoa Chery

Caoa Chery mantém plano para Jacareí após reunião com Ministério Público

Voltou à estaca zero as negociações tratadas há mais de duas semanas entre a Caoa Chery e os trabalhadores da fábrica de Jacareí (SP), que teve sua produção suspensa pela montadora até 2025, provocando a demissão dos funcionários da linha de produção e parte do quadro das áreas administrativas.
Author image

Bruno de Oliveira

24 mai 2022

2 minutos de leitura

Caoa_Chery_Producao_Tiggo.jpeg

LEIA MAIS:

> Caoa Chery volta atrás e segue com plano de demissões em Jacareí
> Caoa Chery suspende produção em Jacareí até 2025
> Os 4 motivos por trás da decisão da Caoa Chery de fechar fábrica até 2025


Após proposta de lay-off, acordada em ata pelas partes, a montadora voltou atrás e, então, ofereceu o pagamento de 15 salários aos funcionários demitidos. As conversas não evoluíram e seguiram para reunião de conciliação no Ministério Público do Trabalho (MPT), que propôs o pagamento adicional de até 20 salários afora os pagamentos rescisórios.

Na segunda-feira, 23, no entanto, a montadora informou os trabalhadores que seguirá com suas intenções de pagar apenas os 15 salários estipulados em sua primeira proposta aos funcionários.

Ata_Sindicato_Jacarei_Chery.jpg
Ata de reunião na qual a Caoa Chery concordou em aplicar lay-off na fábrica de Jacareí (SP)

Contrários à decisão, os trabalhadores decidiram na manhã da terça-feira, 24, em assembleia, ocupar as instalações da Caoa Chery, um protesto que, segundo Guirá Borba de Godoy Guimarães, secretário do sindicato regional, durou cerca de duas horas e mobilizou boa parte do quadro da área produtiva da fábrica.

A essa altura, informou o representante dos trabalhadores, a entidade pretende manter o diálogo com a montadora. Manutenção da produção na fábrica e a aplicação do lay-off por cinco meses seguem como as principais bandeiras da causa dos trabalhadores em Jacareí. Um novo encontro entre os envolvidos, entretanto, ainda não foi marcado.