logo

Caoa cogita abrir capital na bolsa para fazer seu 1º carro de marca própria

Empresa avalia as possibilidades de colocar em produção modelo inédito na linha de Anápolis (GO)
Author image

Bruno de Oliveira

26 fev 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Caoa pretende abrir capital na B3, a bolsa de valores brasileira. O objetivo do movimento seria custear o desenvolvimento de um carro inédito, que ostente apenas a marca da própria empresa brasileira, segundo Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho, presidente da companhia.

Desde sua fundação, em 1999, a empresa faz veículos a partir de algum tipo de parceria com fabricantes globais: com a chinesa Chery, da qual a Caoa é sócia no Brasil, e com a Hyundai, que licencia à montadora local a produção de alguns modelos. Tudo com capital fechado.

Caoa pode ser 1ª montadora com capital aberto no Brasil

Afora o ineditismo do seu primeiro modelo produzido em carreira solo no país, um eventual IPO da Caoa também seria uma grande novidade no mercado brasileiro. Hoje, nenhuma montadora de veículos leves está listada na bolsa de valores local.


LEIA MAIS:
– Caoa e Hyundai revisam parceria comercial para concessionárias
– Montadoras de veículos investem mais de R$ 60 bilhões no Brasil até 2032


O executivo, contudo, reforçou que esta é uma das possibilidades em estudo para se conseguir recursos para produzir um veículo inédito no Brasil, não a única.

“O que falta não é o capital financeiro, mas tempo para desenvolver o veículo. Temos que comprar equipamentos, como prensas, e adotar novas tecnologias na fábrica de Anápolis”, contou Andrade Filho.

O investimento futuro que contemplará a produção deste modelo marca Caoa será um outro, afora o já anunciado pela montadora no ano passado.

Carro exclusivo da Caoa

A produção do primeiro veículo próprio da Caoa no mercado brasileiro ficará reservada à fábrica de Anápolis (GO).

Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho citou o exemplo de uma de uma de suas parceiras na região, a Hyundai, para ilustrar as pretenções da companhia a respeito do novo veículo.

“A Hyundai começou no Brasil com modelos importados, desenvolveu um mercado, aprendeu com ele, depois partiu para sua produção própria. Conosco ocorre o mesmo neste momento depois de muitos anos aprendendo”, disse o executivo na segunda-feira, 26.

Ele não entrou em detalhes a respeito do carro em questão, se automóvel ou comercial leve, nem quando ocorrerá o lançamento. No entanto, falou a respeito do status desse projeto dentro da companhia.

A montadora já teria uma equipe técnica formada para desenvolver o novo modelo Caoa, ainda que o executivo não tenha descartado a possibilidade de contratar uma empresa de engenharia terceirizada para auxiliar no processo.