logo

Caoa: os próximos passos do empreendimento brasileiro de US$ 3 bilhões

Mauro Correia, presidente da montadora, fala das perspectivas futuras entre planos de eletrificação, produção, venda e importação de carros Hyundai, Chery e Subaru
Author image

Paulo Braga

16 ago 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


Nos últimos 15 anos a Caoa acumulou investimentos bilionários, da ordem de US$ 3 bilhões, para estruturar seus empreendimentos na indústria automobilística, que compreendem hoje a fabricação de veículos das marcas Chery e Hyundai, com unidades em Anápolis (GO) e Jacareí (SP), que passará a ser um centro de preparação de carros importados com foco em elétricos e híbridos, e as operações de distribuição da Subaru e Ford, além de iniciativas como locação de veículos, consórcio e corretora de seguros.

Quem conta essa história é seu presidente Mauro Correia, que recebeu Automotive Business na sede da Caoa Montadora em São Paulo e explicou como o doutor Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, construiu seu legado, iniciado com a aquisição de uma concessionária da Ford.


– Mauro Correia, da Caoa, estará no #ABX22 – Automotive Business Experience. Inscreva-se aqui e faça parte do maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade.


Ele falou ainda da reestruturação que a Caoa promove na fábrica de Jacareí, que ficará com as portas fechadas por três anos após acertada a demissão de cerca de 400 trabalhadores. A promessa é de modernização da unidade para que ela alcance os padrões da planta de Goiás. A importação de veículos chineses da marca Exeed ainda não está no radar da Caoa, ao contrário do que chegou a ser noticiado recentemente.

Semicondutores afetam pouco

Mauro Correia informou que a crônica falta de componentes eletrônicos no mercado internacional não chegou a afetar de forma significativa a produção local de veículos, que no momento está concentrada em Anápolis, onde são montados, ao lado da linha Chery (Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 TXS), os Hyundai IX35 e New Tucson e também os caminhões leves HR e HD 80, com motores da FPT já preparados para atender as normas Euro 6. São importados da China, completos, os Chery Arrizo 6 Pro e o iCar, o elétrico mais barato no Brasil. Quanto à Subaru, os veículos chegam prontos do Japão e são preparados para a comercialização a partir de um porto seco, em área alfandegada na região de Anápolis.

A Caoa pretende continuar com a estratégia de divulgação massiva de seus produtos via mídia eletrônica e impressa e tem planos ambiciosos de continuar a se destacar nos rankings de satisfação dos clientes, nos quais tem estado no topo. Confira na entrevista completa.